Fortalecendo a energia vital no Inverno
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8pZFc3Cp0LP_KYfaOcpx4kCoh2bPsUq5NdfkY_f9TI1vmlJgeOybHlwJSDA1ymgZL-3UFBGeiRCVaqoEXcGiOTeNz0RmFxnS2fdknEJweNu0e5xfr-Ed-Awazl1IJq_QyKIu1HfIV-Bs/s400/inverno+6.jpg)
O inverno é época de dormir mais (muitos animais, sabiamente, hibernam), de fugir do frio e procurar o calor. A alimentação deve ser concentrada e nutritiva - já que a estação é yin (frio) buscamos uma nutrição yang (calor) - lembrando que os opostos se atraem.
Alimentos com sabor ácido devem ser usados em pequenas quantidades, pois criam umidade no organismo, que somando-se à umidade do ambiente, podem predispor a doenças.
O uso do sal deve ser reduzido
Muitos condimentos e especiarias favorecem a circulação de energia: alho, alho-poró, cebola, cebolinha verde, coentro, gengibre, cravo, canela, noz moscada, orégano, cardamomo e pimenta jamaicana (outras pimentas, como a pimenta-do-reino, devem ser usadas com parcimônia, pois retiram calor do corpo).
Abóbora, cenoura, batata-doce, nabo, rabanete, castanhas, nozes, sementes, frutas secas, inhame, aipim, mandioquinha reforçam o yang e ajudam a retirar a umidade do organismo.
Os meses de inverno são propícios ao fechamento, ao repouso e a armazenar. É momento de pensar, matutar, refletir com nossos botões, esconder-se, preparar-se para a renovação e a expansão da próxima primavera.
Curtir a interiorização e fortalecer nossa energia vital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário