RENATTA

RENATTA

RECEITAS COM PRAZER E DELICADEZA

RECEITAS COM PRAZER E DELICADEZA
LIVRO DE RECEITA....HUMMMM AQUI TEM HISTÓRIAS...É NA COZINHA QUE ROLA UM BOM PAPO...ENTRE AMIGOS...PAIS E FILHOS...E ESTA NO LIVRO DE RECEITAS A NOSSA HISTÓRIA...E TAMBEM DE MINHAS AMIGAS E AMIGOS QUE TRAREI COM CERTEZA..QUERO DEIXAR BEM CLARO QUANDO ENCONTRO UMA RECEITA MUITO BOA...FAREI QUESTÃO DE COLOCAR NO BLOG...E FIQUEM A VONTADE PARA VER E FAZER AS RECEITAS QUE AQUI ESTOU POSTANDO...É UM PRAZER QUE VOCE ME VISITE E VOLTE...PARA ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS...AOS MEUS AMIGOS UM BJUUU NO CORAÇÃO....RE

Seguidores

quinta-feira, 21 de maio de 2015

SARDINHA "EM LATA" CASEIRA


Gostei muito por isso trouxe em minha cozinha p/VCs
Blog Testado,Provado e Aprovado


9


Esta receita não deve ser novidade para muita gente e já faz parte do meu
 caderninho de receitas há muito tempo. Porém, ela andava meio
 esquecida, até o dia que avistamos sardinhas bem fresquinhas no
 mercado, a um preço bem convidativo. Não tive dúvidas que 
viraria esta "conserva" que é super simples de fazer e fica uma 
delícia, substituindo, com muitas vantagens, o produto industrializado.

Eu gosto de fazer a minha o mais simples possível para que vire
uma espécie de ingrediente "coringa" para várias outras receitas. 
Imagino que substitua o atum, com louvor, nesta Mousse de Atum 
que postei há um tempo atrás.

Eu usei algo em torno de 2 kg de sardinhas pesadas inteiras, 
antes de limpar.

Como fazer:

Retire as escamas passando uma faca no sentido contrário
 (elas saem facilmente).

Lave em água corrente.

Retire e descarte as cabeças e vísceras das sardinhas e,
 se as sardinhas forem graúdas, retire também a espinha 
central (quando pequenas eu não retiro, pois com o 
cozimento ela fica desmanchando e é uma rica fonte de cálcio). 

Corte a ponta do rabo e as barbatanas com uma faca 
afiada ou tesoura de cozinha e descarte.

Use uma panela de pressão de tamanho proporcional à
 quantidade de sardinhas, de modo que você consiga fazer
 algumas camadas (eu fiz 3).

Cubra o fundo da panela com azeite e arrume as sardinhas 
(fechadas), uma bem junto da outra, forrando todo o fundo
 da panela. 

Polvilhe as sardinhas com sal. Se quiser acrescentar outros 
temperos, faça-o agora.

Repita as camadas até terminarem as sardinhas.

Por fim, regue tudo com aproximadamente 1/4 de xícara
 de vinagre de vinho branco e 1/2 xícara de azeite. 

Esta quantidade de vinagre e azeite deve ser suficiente 
para chegar até a última camada de cima das sardinhas. 
Esta última camada não precisa ficar submersa no líquido,
 basta que você consiga ver que o líquido chegou à base 
da última camada. 

Se esta quantidade não for suficiente, aumente-a sempre 
na proporção de 1 parte de vinagre para 2 de azeite. 
Há quem prefira usar meio a meio, mas eu prefiro menos 
"vinagrada".

Tampe a panela de pressão e leve ao fogo médio-alto até
 começar a apitar. 

Baixe o fogo para bem brando (bem baixinho mesmo) 
e marque uma hora (após o apito).

Passado este tempo, desligue o fogo e deixe a panela
 tampada até esfriar completamente.

Abra a panela e retire as sardinhas (que estarão inteirinhas) 
e arrume em uma vasilha, ou em potinhos pequenos, junto com 
o caldo que terá se formado.


9


NOTAS:

Embora estas sardinhas sejam intituladas "em conserva",
 não as deixo muito tempo na geladeira, nem sei quanto tempo
 durariam. Acho mais seguro embalar em potinhos pequenos e congelar.


9


Podem ser usadas como você usaria sardinhas (ou atum) em 
lata, nas suas receitas favoritas.

Se desejar sardinhas em molho de tomate, acrescente-o 
a gosto entre as camadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário